Paróquia Nossa Senhora da Coceição

Endereço: Casa Paroquial Rua Dr. Moreira Azevedo, 174 – Centro– Pentecoste – Ce
Telefone: (085) 3352 1144 (085) 9974 4962
Festa do Padroeiro: 28 de Novembro a 08 de Dezembro
Pároco: José David Martins
Missas: as Quintas-feiras, Sabados e domingos, o dia 13 de cada mês e a primeira Sexta-feira também de cada mês...

segunda-feira, 4 de março de 2013

Conclave Entenda o que acontece na congregação geral dos cardeais

Reunião do colégio cardinalício

Na congregação geral, participam também os cardeais não-eleitores
Da Redação, com Rádio Vaticano
Os cardeais que estão em Roma já estão participando nesta segunda-feira, 4, da 1º Congregação Geral do Colégio Cardinalício. Este é o primeiro momento em que eles se reúnem para começar a discutir assuntos relativos ao Conclave, sendo uma das decisões a data e horário de início da eleição do novo Pontífice.
A Congregação geral inclui também os cardeais não-eleitores. Ela é realizada na Sala do Sínodo e presidida pelo Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano.
Durante tais encontros, é estabelecida uma série de decisões antes do Conclave, como, por exemplo: predispor os locais da Domus Sanctae Marthae, onde se hospedarão os cardeais – os quartos serão assinalados através de sorteio – e da Capela Sistina para as operações relativas à eleição. Os cardeais são chamados também a escolher entre eles “dois eclesiásticos que espelham doutrina, sabedoria e autoridade moral” que deverão realizar “ponderadas meditações sobre os problemas da Igreja”.
Além disso, as congregações gerais também estabelecem a data e hora de início do Conclave; inutilizam o anel dos pescador e os carimbo de chumbo do Pontífice precedente.
Já na Congregação particular, reúnem-se o cardeal camerlengo e três cardeais – um pela ordem dos bispos, um pelos presbíteros e outro pelos diáconos – sorteados entre os eleitores. Estes últimos têm a tarefa de assistir a Congregação particular nos serviços ordinários, sobretudo durante a eleição. O cargo dura três dias, e depois e se procede a um novo sorteio.http://papa.cancaonova.com/entenda-o-que-acontece-na-congregacao-geral-dos-cardeais/

0 comentários:

Postar um comentário